Clínica de Ayurveda

Mr. Cupido - Seu par na Internet !

     Home
     Associação   
     Associados   
     Associe-se
     Serviços
     Legislação   
     Atualidades   
     FAQ - dúvidas ?
     Alerta
     Notícias
     Contato

 
 


Alerta

Os direitos básicos do consumidor
 
  Proteção da vida e da saúde
  Educação para o consumo
  Escolha de produtos e serviços
  Informação correta sobre produtos e serviços
  Proteção contra publicidade enganosa e abusiva
  Proteção contra cláusulas contratuais abusivas
  Indenização
  Acesso a órgãos administrativos e judiciários, para    prevenção e reparação de danos
  Facilitação de defesa de seus direitos
  Presteza e boa qualidade nos serviços públicos 

Fonte : Procon-Pr



 


ANTIGOS E NOVOS GOLPES

Ladrões e estelionatários estão a cada dia mais ativos, praticando ações que podem ser divididas em quatro grandes grupos:
 
1. Furto e roubo
2. Golpes em rodoviárias e aeroportos 
3. Estelionato e
4. Internet.

Todo o cuidado é pouco nos dias atuais. Tem muita gente esclarecida caindo em antigos golpes. O melhor antídoto contra a malandragem ainda é a muita precaução, muita desconfiança e pouca ganância. Nunca receba um estranho dentro de casa, principalmente o entregador que você não conhece.
Veja abaixo alguuns dos golpes mais praticados.


1. Furtos e roubos em residências

Falsa encomenda

Dentre os golpes de furto e roubo, a "Falsa Encomenda", tem sido muito praticada. O assaltante dirige-se a uma residência previamente escolhida, normalmente acompanhado de mais um ou dois comparas, fazendo-se passar por um entregador de encomendas (presente, cesta de café da manhã e até mesmo encomendas dos Correios). Uma vez adentrando a residência pratica o assalto. Pedir comida também tem sido um pretexto para a ação dos mesmos.
Como se prevenir.

Na dúvida, nunca receba um estranho nestas condições. Converse com o entregador sempre do lado de fora da porta, preferencialmente através de interfones. Indague o máximo possível, acerca do remetente, do conteúdo, etc. Na dúvida, não receba a encomenda.


2.  Golpes em rodoviárias, ferroviárias e aeroportos.

Carregador errado
Nunca carregue pacote ou encomenda de estranhos, para qualquer destino. Mesmo pessoas aparentando aspecto inocente, podem induzí-lo a transportar drogas ou produtos de crime.
Eterno Viajante
Existem também os eternos viajantes, que estão a procura de alguns trocados com o objetivo de completar a passagem e retornar a sua terra natal, seu bairro, etc.
Carregador solicito.
Cuidado com o táxi mais barato, fora das imediações dos locais de embarque. É assalto na certa. Mais cuidado ainda com o carregador de malas que aparece do nada e se propõe a transportar malas por valores irrisórios ou por cortesia.
Como se prevenir.
Atenção redobrada nestes locais. Táxi somente nos locais oficiais. Carregadores somente os identificados e com muita atenção. Nunca transportar pacote para estranhos.


3.  Golpes de estelionato

Bilhete premiado
Este nunca sai da moda. O golpista sempre aparenta ser ingênuo e aborda uma vítima desconhecida. Pede ajuda para encontrar uma pessoa e aproveita para falar sobre o seu builhete premiado. Nesta ocasião aparece o comparsa, sempre bem vestido, oferecendo ajuda e fazendo uma oferta pelo bilhete. A vítima se empolga, participa do leilão e acaba comprando o bilhete falso.
Conto do paco
Este golpe também é normalmente praticado por duas pessoas. Uma deixa cair um pacote de dinheiro no chão (o famoso paco). Em seguida aparece o segundo elemento convidando a vítima para dividirem o dinheiro. Os dois acabam entregando o dinheiro ao "verdadeiro dono", que em troca oferece uma recompensa. No entanto avisa que eles tem que ir até um outro endereço, pois o dinheiro que caiu tem um destino urgente. O comparsa se prontifica e deixa a carteira como garantia. A vítima faz o mesmo, e descobre que endereço fornecido era não existe e tampouco a recompensa.
Cartões Magnéticos
Equipamentos podem ser instalados em caixas automáticos com objetivo de clonar estes cartões. Muita atenção nestes locais.
Como se prevenir
Nunca se envolva com pessoas estranhas e nem acredite em lucro fácil. Mais atenção ainda com seu cartão de banco e senhas.


4. Golpes pela Internet
Os golpes pela internet vem crescendo de forma assustadora. Todo cuidado é pouco. Nunca digite sua senha bancária. Use o teclado virtual e veja se o cadeado no rodapé da página está fechado. Certifique-se que você está navegando na página do seu Banco (existem muitas páginas clonadas para captura de senhas). Evite navegar por sites estranhos, principalmente os ligados a sexo e jogos. Mantenha seu antivírus atualizado. Bancos nunca fazem promoção via e-mail pela internet.
  

< voltar                                                                                                                                                            avançar >